DECORAÇÃO PARA QUEM TEM PET

como fazer boas escolhas e não abrir mão do design!

Ter animais em casa e considerá-los parte da família é inevitável, pois além de nos transmitir muito amor, a maioria deles nos acompanha durante uma longa trajetória de vida. E como integrante do convívio familiar, pensar em elementos que contribuam para suas necessidades do dia a dia também devem ser considerados, inclusive na hora da escolha da decoração.

Mas algumas decisões não podem ser tomadas às pressas, como a escolha do piso, que geralmente ocupa uma grande área da residência e interfere muito no conforto dos pets e no nível de sua manutenção diária. Para cães e gatos, por exemplo, a melhor opção é o vinílico, um piso emborrachado que absorve ruídos e pode ser texturizado, facilitando o atrito e muitas vezes, evitando escorregões principalmente daqueles mais peludos. Além disso, é de fácil limpeza e suporta o uso de água.

Quem tem piso de madeira necessariamente já deve tomar alguns cuidados específicos, como a aplicação de um verniz que varia de fosco a alto brilho. Mas para residências com bichos de estimação, o recomendado é evitar o brilho e auto brilho, dando preferência aos foscos ou acetinados, para que as marcas de patas e arranhões permaneçam despercebidos por mais tempo. De qualquer forma, é um piso que exigirá manutenção regular. Ah, se você se interessa por pisos de madeira e quer saber sobre o assunto, elaboramos no blog um texto que aborda mais sobre o tema, basta clicar aqui e conferir.

Para quem está construindo ou reformando, planejar a marcenaria pode ser uma excelente opção, pois nessa fase é possível inserir passagens entre portas, reservar um local para embutir os potes de comida e água, armazenamento de utensílios, assim como um lugar para a caixa de areia. Caminhos, escadas e nichos são as preferências dos bichanos, que adoram altura. Já para os “doguinhos”, espaços para embutir a cama, ou escadas para facilitar acessos são boas pedidas.

Falando em gatos, é importante que as residências, principalmente apartamentos tenham telas de proteção. É imprescindível que elas sejam requisitadas e instaladas por profissionais especializados e deve-se averiguar se a empresa está mesmo habilitada para uso de tal produto, pois o material da rede e equipamentos devem seguir um padrão de exigência da ABNT. Geralmente o tempo de duração dessas proteções podem ser limitadas a 3 anos, mas é sempre necessário estar atento ao estado dos parafusos, rasgos aparentes e possíveis danos. Garantir a segurança dos pets deve estar em primeiro lugar, por isso, essas medidas são essenciais.

Ainda sobre segurança, as tomadas não podem ser esquecidas, principalmente se há filhotes em casa. Porém, essa questão é fácil de ser solucionada, pois existem no mercado diversos modelos de protetores que podem ser colocados. Mas, na verdade, o maior problema são os fios aparentes que podem ser mordidos ou causar algum acidente. Apesar de existirem protetores de fios, se houver a possibilidade, o ideal é que eles sejam embutidos na parede.

A circulação é outro ponto que deve ser levado em consideração, mas as metragens mínimas mudam de acordo com o tamanho do pet. Para os de grande porte, por exemplo, é necessário considerar que eles precisam do dobro de uma circulação normal, além disso, deve haver espaço livre no chão para que eles possam descansar de forma confortável.

Uma das principais dúvidas é sobre a escolha mais adequada para tecidos de sofás e almofadas. Os sintéticos são fáceis de limpar e lavar, portanto, terão maior durabilidade. Já os impermeáveis podem até serem utilizados na área externa, mas falham muitas vezes no quesito conforto. Para quem deseja “esconder” sujeiras como pelos que ficam soltos pela casa, pode-se optar por tons escuros e com estampas mescladas que camuflam em enganam o olhar. Mas é importante frisar que o aspirador de pó deve ser utilizado com frequência.

No quesito sujeira, as paredes também preocupam. Para ajudar na limpeza e manutenção, evite texturas, papéis de paredes e o uso de tinta fosca, que mancham com mais facilidade. A melhor opção são as acetinadas, ou com semi brilho.

Mas, e os tapetes, é necessário abrir mão desse item? A resposta é não. Basta optar por modelos com tecidos sintéticos ou de pelo curto. Os de área externa também resistem muito, mas não esqueça da impermeabilização.

Outro elemento que não precisa ser deixado de lado são as plantas, mas atenção! Algumas são prejudiciais à saúde dos animais e devem ser evitadas. Para não correr risco, o ideal é consultar um paisagista, ou o médico veterinário.

Não devemos esquecer dos itens de decoração, principalmente os valiosos, que devem ser colocados em uma altura inatingível mesmo para os gatos, que costumam escalar os móveis com facilidade.

Ah, vale lembrar que cachorros costumam morder muito, então, é importante evitar móveis com pés de madeira ou materiais com tramas que são fáceis de puxar.