O poder da madeira

Atemporal e com um lifestyle que imprime nuances de elegância e conforto.

Ao pensar no uso da madeira como parte de um ambiente, é comum idealizarmos espaços com ela aplicada em painéis ripados, revestindo paredes, em móveis ou objetos decorativos, mas porque não pensar em contar com suas propriedades naturais e admirar suas nuances também em pisos?

Por ser um material natural de colorações e características quentes, seu uso traz sensações térmicas aconchegantes que aquecem visualmente. Além disso, por ser um elemento atemporal, o que vai ditar a predominância do estilo no espaço em primeiro lugar é a escolha do tipo da madeira devido à suas tonalidades e, num segundo momento, sua paginação.

Pode-se generalizar e dizer que, na maior parte das vezes, ao se utilizar piso de madeira o resultado é de uma atmosfera mais rústica, descontraída e informal, devido à suas propriedades. Porém, não perdemos nunca a elegância dos materiais naturais.

Com tantas opções disponíveis no mercado, qual tipo escolher? Levando em consideração que por estar no piso, logo por ser uma área de tráfego, as madeiras com propriedades densas, ou de boa resistência a cupins e fungos são as mais indicadas por sua durabilidade. Na prática, escolha madeiras do tipo cumaru, ipê ou sucupira.

Engana-se que pisos de madeira podem ser colocados apenas em dormitórios, ou salas, por exemplo. Eles podem ser vistos também nas cozinhas, mas atenção! A área de piso precisa estar impermeabilizada e com manutenção frequente para repor essa proteção, pois a madeira não lida bem com grandes quantidades de água, mas com os devidos cuidados, seu uso é possível sim.

Falando em cuidados e conservação, é importante ressaltar que fora da cozinha, sua manutenção deve ser feita a cada dois anos, principalmente para a reposição do verniz e/ou resinas, para amenizar principalmente os danos com arranhões e batidas de móveis.

Ah, no dia a dia, lembre-se de utilizar produtos adequados para a limpeza, evitando assim, transtornos por manchas, pois a madeira é um material sensível a substâncias químicas como alvejantes, álcool e água!

E você, já pensou em utilizar pisos de madeira na sua casa?