COZINHAS CHARMOSAS E FUNCIONAIS

Conheça um pouco mais sobre esse ambiente que é protagonista das residências!

Antes isolada, hoje ela está cada vez mais integrada e com papel de protagonista das residências. A cozinha passou por transformações ao longo do tempo, muito dessa mudança ocorreu por causa da influência americana, pois lá ter o espaço integrado com a sala, por exemplo, além de trazer mais praticidade para o dia a dia, torna o convívio mais agradável; afinal, nada melhor do que receber amigos e familiares em casa para apreciar bons momentos, e por que não se esse ambiente de reunir for na cozinha?

Já que iniciamos falando de cozinhas abertas, alguns pontos devem ser levados em consideração na hora do planejamento desse espaço, como uma boa fonte para o depurador, ou exaustão, quando possível. Mas se o ambiente não puder ser integrado, é essencial ter em mente o cuidado com a circulação e principalmente, a área de bancada/trabalho.

Integrar a cozinha ao living, por exemplo, nem sempre é uma boa pedida. Uma alternativa é ter a opção de fechar essa área em determinados momentos e para isso, um painel de correr para separar os cômodos pode ser interessante, principalmente quando o espaço estiver um pouco bagunçado, ou o prato do dia fizer muito cheiro. Mas se você é mais organizado, ou despreocupado com esses pontos citados, não tem problema algum. Ah, no que se refere ao décor, é necessário que eles conversem de forma harmônica e equilibrada, priorizando e seguindo os mesmos estilos.

Na iluminação, não esqueça das luminárias de fachos mais abertos e de cor neutra/morna para a área de trabalho e pendentes mais indiretos e amarelados para as áreas de sentar. Já os acabamentos podem variar. Está bastante em alta a escolha de bancadas mais claras, em quartzo, ou silestone. Já a marcenaria, depende do estilo, pois tanto cozinhas coloridas, quanto brancas e amadeiradas tem seu espaço e seu charme. Já há um tempo tenho percebido que as linhas curvas estão sendo cada vez mais usadas e já são parte do formato e detalhes nas cozinhas.

No que se refere aos pisos, os vinílicos são muito bem-vindos, principalmente por serem emborrachados e não exigirem muita manutenção, além, é claro, de serem resistentes a água. Se a escolha for pela madeira, ela também funciona, mas exige um pouco mais de cuidado e manutenção frequente com a utilização de produtos adequados para a limpeza, evitando assim, transtornos com manchas, pois não podemos esquecer que estamos falando de um material natural, portanto, sensível a substâncias químicas como alvejantes e álcool.  Se você quer saber mais sobre pisos de madeira, desenvolvemos um texto só para abordar esse tema aqui no blog, é só clicar aqui e conferir.

Uma dúvida frequente que recebo sobre cozinhas é sobre a escolha correta de depuradores e exaustores. O primeiro, geralmente é usado em espaços mais compactos, como cozinhas de apartamentos pequenos e que não possuem saída de ar ou muito espaço. Os modelos são menores e alguns já são embutidos na marcenaria e, nesse caso, a escolha vai depender do layout. Já os exaustores são presentes nas coifas e fazem a troca de ar. Os modelos variam para parede e ilha e as cores não fogem muito do prata e preto. Nesse caso também vale optar de acordo com o restante dos eletrodomésticos e layout da cozinha.

Se a opção for por uma cozinha de ilha, fique atento, pois elas são recomendadas apenas se há espaço de circulação suficiente em seu entorno. Se a metragem do ambiente for reduzida, esse estilo não é o mais adequado, pois se perde em área de bancada e não se ganha em qualidade de layout, então nesses casos é melhor seguir para um modelo de cozinha americana.

Mas se você não puder fazer grandes intervenções, mas quer mudar a cara da cozinha, é possível transformar o ambiente com pequenos truques, como por exemplo, trocar as portas dos armários da marcenaria existente, ou até aplicar um novo revestimento de parede para a área da bancada, quando possível por cima do revestimento antigo. Seja de ilha, americana, integrada ou não, o importante é aproveitar cada instante, não é mesmo?