BANHEIROS E LAVABOS

Transformando o décor desses ambientes com pequenas intervenções.

Apesar de suas funcionalidades bem definidas, quem disse que banheiros e lavabos não merecem um olhar apurado no quesito décor? Independente do estilo ou metragem, é possível transformá-los em protagonistas das residências, com pequenas ou grandes intervenções.

Adequar o lifestyle desses espaços aos demais ambientes pode ser uma opção segura e coerente para quem ainda tem dúvidas sobre qual caminho seguir. Já para os mais ousados, o lavabo pode ser um lugar para justamente fugir dos padrões da casa e extrapolar a criatividade e imaginação. Porém, é sempre importante tentar não alternar entre estilos muito opostos, como por exemplo, uma casa toda moderna com um lavabo clássico.

Falar sobre elementos que tornam esses ambientes exagerados é relativo. Mas uma regra que pode ser seguida é não mesclar azulejos ou papeis de parede de duas estampas diferentes no mesmo cômodo, pois é mais fácil enjoar visualmente, já que ambos são bem marcantes.

Já que mencionamos alguns revestimentos, é importante salientar que para áreas molhadas, como o banheiro, a escolha mais adequada é por pedras naturais, porcelanatos, cerâmicas e azulejos. No que se refere aos detalhes de padronagens, cores e grafismos, as opções mais utilizadas pelos clientes ainda são por elementos mais sóbrios. Os coloridos e estampados geralmente são mais vistos em banheiros kids. Os lavabos até podem ter papéis de parede que imprimem um visual interessante, mas é necessário ter cuidado com respingos e vazamentos que podem estragar o material.

Os banheiros também estão cada vez mais tecnológicos. Automação para controle de luz e som, porta toalha térmica e espelhos antiembaçantes estão entre os mais solicitados, mas é importante lembrar que tomadas devem estar próximas desses recursos. Os pisos aquecidos possuem um bom custo-benefício, mas sua colocação deve ser feita na fase do contrapiso. Aqui neste texto elaborado antes do início do inverno você encontra outras formas de trazer aconchego térmico para a casa durante as temperaturas mais baixas.

Banheiros de uso diário podem priorizar uma iluminação mais funcional, lateral ao espelho e luz um pouco mais neutra. Os lavabos podem ter uma luz mais baixa e intimista. Nesse caso, que tal optar pela amarela e decorativa?

Para quem não deseja, ou não pode realizar grandes intervenções com reforma nesses cômodos, objetos decorativos são sempre bem-vindos. Armários ou prateleiras que deixam produtos expostos, trazer a natureza para dentro, um espelho com design diferente, ou apenas a troca de metais e luminárias mudam, e muito, o visual.

Espaços de banho com metragens maiores podem até receber banheiras, mas algumas medidas devem ser tomadas durante a instalação para evitar problemas futuros. Se em prédios, deve-se conferir com a engenharia em relação ao sobrepeso, pois a peça é muito pesada, ainda mais quando cheia. Um ponto de entrada e outro de saída de água e esgoto também são extremamente importantes.

Mas se a banheira não for possível, para se conseguir uma sensação de relaxamento e bem-estar, iluminação natural abundante, ou artificial bem relaxante (amarela e indireta), além de plantas, se possível verdadeiras, revestimentos naturais, ou pelo menos tons claros e/ou amadeirados, textura suave e alguns aromas, já deixam o local ainda mais aconchegante.