Tudo sobre tapetes

Saiba mais sobre esse elemento indispensável na decoração!

Engana-se quem pensa que os tapetes se limitam a funções decorativas, ou que devem ser evidenciados apenas para esquentar os ambientes em dias frios. Utilizar a peça durante o verão, pode? É claro que sim, pois na verdade eles não necessariamente aquecem, mas trazem conforto térmico e até acústico.

É sempre importante ter atenção na escolha do material, como os sintéticos ou naturais, que podem ser utilizados em todas as estações do ano. Lembre-se: quanto mais espesso ele for, maior será a sensação de “chão quentinho”, e se a temperatura subir, utilize os mais chatos e ásperos.

Já que estamos falando sobre a escolha das peças, ter crianças ou animais de estimação em casa não impede a utilização de tapetes. Nesse caso, a opção adequada são os modelos que possuem tecido sintético e, se possível, que eles sejam impermeabilizados. Para fugir dos acidentes em derrapagens indevidas, os mais pesados e duros, como os de poliéster são os ideais, mas caso essas opções não sejam possíveis, passar um antiderrapante na parte de baixo pode ser uma boa solução.

As medidas ideais devem ser conferidas para cada ambiente em particular, pois variam muito conforme necessidade e proposta do projeto. Em uma sala, por exemplo, pode-se dizer que mobiliários como sofás e poltronas devem estar com os pés da frente dentro do tapete, e o mesmo, deve passar para as laterais dos móveis em um mínimo de 30cm.

As áreas externas também podem contar com a presença dos tapetes, mas para esses locais, as peças são mais específicas para aguentar intempéries e limpeza frequente. Ah, não podemos esquecer áreas molhadas ou de muito uso como banheiros e cozinhas, elas precisam de modelos mais maleáveis e laváveis por conta da praticidade.

Vamos falar um pouco do uso do tapete sob a perspectiva da decoração? No momento de sua colocação, a liberdade criativa pode ser posta em prática, pois os eles podem até ser utilizados como demarcadores de espaço em ambientes integrados, mas nesse caso, lembre-se de uma regra importante: se as formas forem variadas, as cores devem ser similares. Se as cores forem diferentes, os formatos devem ser parecidos.

Já pensou em utilizar vários tapetes em um mesmo ambiente? Isso é possível com a sobreposição. Esse tipo de padrão não requer tantas regras, pois se um determinado estilo for seguido, dá para fazer um mix interessante de cores. Já as formas merecem mais atenção, como as orgânicas assimétricas, que estão em alta. Se forem com muitos recortes, ou estampas, é melhor que eles fiquem sozinhos para que sejam o centro das atenções do décor.

Na escolha das paletas de tons, se a proposta do projeto é ter cor, ela pode ser inserida com o tapete, e deixar o restante da decoração mais neutra. Tudo vai depender do objetivo final, como no caso de se obter maior sensação de amplitude em pequenas metragens, por exemplo, com a utilização de um tapete claro em cima de um piso escuro, ou ainda, cores claras que refletirem a luz natural do ambiente.

No dia a dia, a manutenção pode ser feita apenas com uso do aspirador de pó e panos úmidos para manchas. Alguns modelos podem sem colocados na máquina de lavar, o que facilita e muito, mas outros aconselha-se levar em lavanderias especializadas. Ah, a impermeabilização também facilita a limpeza diária.

Gostou do tema? Não deixe de acompanhar as redes sociais do Olinto Design para conhecer um pouco mais sobre o trabalho do escritório.