PRETO NA DECORAÇÃO

Do “total black” a detalhes decorativos, o uso da cor preta é sempre requintado.

Resultado da união de todas as cores e ausência de luz, o preto é sinônimo de força, elegância, sobriedade, além de interferir nas emoções remetendo a um lado positivo e luxuoso. Em ambientes que desejam ter essas características, o uso da cor pode ser forte aliado. Mas como todos os tons, também possui um lado negativo e, se utilizado de forma excessiva ou errada, pode trazer sensação de tristeza e até depressão.

Mas é possível encontrar equilíbrio caso o desejo seja por elementos ou um espaço total black. Um bar, por exemplo, pode ter texturas em preto e ficar harmônico e interessante. Mas antes de se trabalhar com tudo em preto na residência, é importante verificar se há incidência de luz natural, pois a cor não reflete e sim, absorve a luz.

Se a opção for por uma composição de tons, o preto acompanha muito bem outras cores quentes e materiais como o avermelhado da madeira e o alaranjado do couro. Para projetos mais ousados, rosa e roxo são excelentes, já os mais sóbrios podem utilizar cinzas e branco.

Apesar de vivenciarmos uma fase mais clara e iluminada, o preto ainda continua como um “queridinho” do décor, sendo utilizado em todos os cômodos, mas em detalhes, como gabinetes e bancadas na cozinha, paredes pretas em lavabos, elementos decorativos ou mobiliários em salas e quartos, como tapetes, almofadas, poltronas e sofás e nos revestimentos como mármores, granitos, azulejos e demais metais de banheiros e lavanderias.

No que se refere ao estilo, o preto pode transitar em diferentes tipos de decoração, desde contemporâneos, passando pelo moderno, clássico e principalmente os industriais graças a perfeita composição com cimento queimado, madeira e tijolinho aparente. Mas cuidado com projetos provençais que possuem características mais claras e femininas, tornando difícil encontrar um equilíbrio entre ambos.

É importante ressaltar que em ambientes com predominância da cor deve haver um cuidado especial com a iluminação e nesse caso, priorizar as opções de luz artificial para não sofrer com a falta de claridade.

Aqui no Olinto Design adoramos projetos em com uso de preto, e temos alguns em nosso portfólio para mostrar como podemos transitar entre o mundo total black e o colorido. Se faz sentido para vocês, se jogue no preto sem medo! E conte com a gente para inspirações e projetos!