Olinto Tips: O estilo Japandi

A união de japonês + escandinavo, e porquê você vai amar ele!

Quando falamos em design, tudo é possível. E nesse vasto mundo de possibilidades, o extremo norte o extremo oriente se encontraram e deram origem ao estilo chamado Japandi.

Sim, diretamente da junção de –JAPÃo com -escaNDInavo, o nome da tendência mais desejada dos últimos tempos surgiu.

Mas o que faz o design nórdico e o japonês tão próximos?

Lembram quando falamos do estilo nórdico de viver e decorar, chamado Hygge, aqui? Na mesma linguagem dele, o Japão já possuía em sua autoria a filosofia Wabi-Sabi para o design de seus interiores. É no Japandi que o estilo Wabi-Sabi encontra o estilo Hygge.

Os princípios de ambos -Hygge e Wabi-Sabi são similares. Mas, resumidamente, este último é um estilo que valoriza a beleza do imperfeito -da transitoriedade e incompletude, e que, assim como o Hygge, também utiliza texturas aconchegantes e uma paleta de cores suave.

Sendo assim, foi possível encontrar muitas similaridades entre o modo de morar dos japoneses e dos escandinavos. Mas não à toa, a história conta que o Japão influenciou, e ainda influencia, o design escandinavo desde o século 19. A cultura oriental é rica, e o estilo nórdico conseguiu absorver o essencial para adaptar à sua linguagem.

O que o Japandi faz é a junção daqueles, com ainda mais conteúdo e beleza. Japandi é o design que preza pela calmaria visual, na procura de tranquilizar o nosso interior por meio dos espaços. Com transparência, suas diretrizes são claras, é por meio da organização, do equilíbrio e da harmonia que ele toma seu lugar no pódio.

É um estilo que remete à raízes, à essência, ao que realmente importa. Para conseguir chegar no seu resultado, é preciso trabalhar sem excessos, sem acúmulos, sem extremos. Na simplicidade das linhas e formas, percebemos a sutileza e, ao mesmo tempo, a complexidade de seus espaços.

Na integração com a natureza o Japandi chega ao seu ápice, pensando em materiais sempre de origem natural -para móveis, acabamentos, tecidos e objetos. Sem jamais esquecer da iluminação também natural, ou de baixa temperatura de cor -isto é, amarelas nunca brancas.

Refletir é um ato que se faz naturalmente quando dentro destes ambientes. A arte autêntica, o pouco que é muito e faz pensar. A história importa; o artesanal importa. Japandi me cativa por trazer uma humildade confiante, se é que isso existe. Ele é seguro, minimalista. Porém repleto de informações nas entrelinhas e sempre, sempre nos convida para ficar.

Gostaram? Toda semana tem um conteúdo diferente aqui no blog e se vocês quiserem conhecer mais sobre o nosso trabalho do Olinto Design, é só clicar no @designolinto.

Livros:

Dê adeus ao excesso: A sensação libertadora de viver com menos que só o minimalismo japonês pode proporcionar” de Fumio Sazaki.

“Japandi style: When Japanese and Scandinavian designs blend.” de Agata Toromanoff.