Formas orgânicas na decoração

Texturas naturais e linhas sinuosas: a decoração orgânica em evidência.

Quem acompanha o universo de arquitetura, design e décor já deve ter percebido um crescimento no número de projetos com estilo mais leve e predominância de elementos naturais, curvas e formas arredondadas. Esse conceito é chamado de decoração orgânica e ganhou força no Brasil, principalmente durante a quarentena, período em que a preocupação com o bem-estar nos lares esteve em maior evidência.

Para se chegar a esse conceito pensar nas formas é primordial. Objetos, mobiliários, estampas, pinturas de paredes com desenhos arredondados, detalhes arquitetônicos, quando possível, com uso de arcos e/ou portas e janelas curvas já imprimem a sutiliza das linhas sinuosas e incentivam um olhar mais leve e flexível com a vida. E como mencionado anteriormente, não podemos deixar de lado a priorização dos materiais sustentáveis, uso de plantas para maior conexão com a natureza, além de cores mais neutras.

Mas, como manter uma residência sem excessos? A resposta é justamente o equilíbrio dos elementos escolhidos. Por exemplo, se a opção for por um sofá de curvas bem acentuadas, o tapete pode ser retangular. Ou seja, para não exagerar no conceito é importante nunca esquecer de harmonizar os itens orgânicos com os de linha reta, como fazemos no Olinto Design.

No que se refere a inserí-lo aos demais estilos de decoração, também não há problemas, pois ele pode ser adaptado a qualquer um. Mas é claro que essa combinação é maior com alguns, como o clássico, do que com outros, como o moderno.  Ah, e falando em estilos, elaboramos para o blog um texto sobre os mais projetados pelo escritório e suas principais características. Para conferir, é só clicar aqui. Vale a leitura!

Existem diversos profissionais incríveis que, na minha opinião, são referência no conceito de decoração orgânica e sempre surpreendem com suas criações, como o designer de mobiliário Daniel Coutinho, e Juliana Nagle, designer de objetos. Já na arquitetura, os arquitetos Nildo José e Melina Romano evidenciaram e muito essa tendência em seus ambientes durante a mostra CASACOR São Paulo, em 2021.

Sofá: Designer Daniel Coutinho


Vaso: Juliana Nagle


Projeto Casa Cor SP 2021: Nildo José


Projeto Casa Cor SP 2021: Melina Romano

Além dos textos, agora quinzenais, não deixem de nos acompanhar pelas redes sociais do escritório – @fernanda.olintodesign.