Deixa a luz entrar

Nosso ciclo circadiano e todas as qualidades que a luz natural provê.

Já ouviu falar no ciclo circadiano?

Muito conhecido como nosso relógio biológico, este ciclo é responsável por monitorar o comportamento do nosso organismo durante as 24 horas do dia. E onde que a luz entra nessa história? Ela é um elemento fundamental na regulação das funções do corpo, pois interfere diretamente neste nosso ciclo.

O ciclo circadiano é comandado internamente pelo hipotálamo, e ele é acionado principalmente pela entrada de luz natural nos ambientes. Ou seja, a luz natural – ou falta dela, direciona nosso corpo para as atividades devidas de cada período.  Por meio dos níveis de insolação, nosso organismo consegue discernir adequadamente suas necessidades fisiológicas diárias e alinhar nossa natureza sempre em busca do estado de homeostase -equilíbrio corporal.

Quando, portanto, o relógio biológico está funcionando de maneira adequada, e isto quer dizer, quando nosso organismo é acionado pelo amanhecer e relaxado ao pôr-do-sol, ele traz imensos benefícios. Regulado corretamente, o ciclo circadiano coopera com a melhoria dos estados de sono e vigília, assim como, por exemplo, manutenção da temperatura corporal.

Se insistirmos em transformar nossa rotina em harmonia com os picos e quedas da luz natural, também permitimos nosso organismo uma melhor auto regulação. Com isso, vemos o reforço positivo em pouco tempo, e priorizamos resultados que nos trazem maior qualidade de vida. A influência deste ciclo, quando alinhado com a intensidade de incidência da luz, impulsiona um melhor humor, melhor qualidade de sono, peso, apetite e, consequentemente, disposição e bem-estar.

Mas, como “deixar a luz entrar”? É preciso ficar atento à luminosidade que a casa recebe, e se ela não possui janelas amplas, por exemplo, com pequenos truques é possível melhorar ou realçar a iluminação natural.

Que tal pensar em cores que reflitam a luz, principalmente em áreas maiores de parede ou marcenaria com uso de tonalidades e acabamentos claros? Quanto mais próximo ao branco puro, maior será o índice de reflexão dos materiais, que pode ser intensificado ainda, por acabamentos brilhosos ao invés de opacos.

Os espelhos também podem ser colocados em lugares estratégicos, como paredes opostas às janelas, locais de incidência de luz. Além da claridade que adentra o espaço, essa alternativa pode refletir uma paisagem, ou a vista externa.

Durante a construção ou reforma da casa, é possível priorizar a iluminação natural, mas para isso, é preciso que seja feito um estudo específico de insolação referente à localização do imóvel. Dessa forma, o profissional responsável pela obra pode pensar, por exemplo, na abertura das esquadrias para explorar a entrada de luz durante o maior período possível, porém evitando faces de insolação muito forte.

Livro:

Mude seus horários, mude sua vidade  Suhas Kshirsagar.