Decorando imóveis alugados

Por onde começar e o que fazer com imóveis alugados, que precisam urgente de uma intervenção!

Negócio fechado, chaves em mãos, mas nem sempre a aparência dos ambientes é a esperada e pode surgir aquela dúvida: é possível realizar intervenções em imóveis alugados? A resposta é, depende. Isso porque a maioria dos contratos possuem cláusulas que impossibilitam grandes mudanças, principalmente as estruturais. Por isso, é sempre importante manter uma conversa clara com o proprietário para estabelecer o que pode e o que não pode ser feito.

Mas se mesmo assim não for possível fazer alterações, a boa notícia é que com alguns truques, dá para deixar a casa, ou o apartamento com uma nova identidade, e o melhor, mantendo o cuidado com o imóvel e sem grandes mudanças que possam gerar problemas futuros.

Destaco a iluminação e a pintura como os dois principais elementos, e como terceira opção, tapetes e cortinas. Esses últimos, inclusive, tem o poder de disfarçar pisos indevidos e paredes e janelas que não estão tão bonitas, além é claro, de poderem ser levados embora após a mudança do local.

Vale muito a pena investir na iluminação, pois ela pode imprimir um ar mais moderno e criativo aos espaços. Além de ser uma troca fácil, contando com um eletricista é possível mudar o ambiente dependendo do tipo de luminária, como por exemplo, trocar as lâmpadas para outros Kelvins (temperatura de cor). Ah, não esqueça de escolher peças próprias para laje ou gesso, e guarde as antigas para entregar ao proprietário no final do contrato.

Já o segundo item listado são formas baratas de mudanças sem grandes interferências. Mas se mesmo assim não for possível realizar pinturas e texturas, dependendo do estilo da decoração, os papéis de parede são boas alternativas. A indicação é utilizá-los em cômodos relevantes, pois se colocados em toda a casa, podem deixar o visual cansativo. Vale ressaltar que tanto o papel de parede, quanto revestimentos novos, são opções mais caras e não podem ser reutilizados.

Outras melhorias sem grande impacto estrutural são os itens de mobiliário, que podem fazer toda a diferença. Os de grande porte como sofás e mesas são sempre muito relevantes. Porém, com pouco recurso financeiro é possível mudar a cara do ambiente investindo na escolha da pequena decoração, como almofadas, mantas, objetos menores, mesas de apoio e até nichos, que ainda ajudam na organização e são ótimas escolhas para metragens reduzidas, como mostramos nesse texto abordado aqui em nosso blog.

Mas e as áreas molhadas? Elas não foram esquecidas e podem sim ganhar cara nova. Azulejos antigos e desgastados podem ser repaginados com pintura especial utilizando a tinta epóxi, uma opção versátil e própria para esses ambientes. As paredes podem ficar com rejunte aparente ou caso a opção seja por uma superfície “lisa”, a dica é passar massa corrida no local antes da aplicação da tinta.

Para finalizar, que tal uma mudança no piso? Os de madeira também permitem pintura. Outras opções de revestimentos para o chão também podem receber outros pisos por cima, como os cerâmicos. Os laminados e vinílicos de click, por exemplo, são modelos só de encaixe e também podem receber o “piso sobre piso” sem nenhum problema.

De modo geral, antes de tudo, uma dica muito importante é estar atento no momento da vistoria do imóvel. Fique atento se a hidráulica e elétrica está em dia e se não existe nenhum problema aparente e de funcionamento geral, principalmente com mofo e infiltrações.

Gostou das dicas? Acompanhe semanalmente os novos conteúdos aqui do blog, além das novidades que postamos em nas redes sociais do escritório. Não deixe de seguir o @fernanda.olintodesign.