Cortinas e persianas

Diferentes materiais e modelos podem gerar dúvidas na hora da escolha.

Pensar nas cortinas dos ambientes, num primeiro momento parece uma tarefa simples. Mas na hora da escolha, decidir qual o tecido mais apropriado para o local em questão, metragem ideal, modelos que oferecem facilidade na colocação, cores e padronagens, podem gerar algumas dúvidas, que serão comentadas nesse texto.

Um dos primeiros passos é pensar na incidência de luz, pois se o ambiente receber muito sol, ou ter muita claridade, interfere diretamente na escolha do tecido e índice de proteção. Outro ponto que deve ser levado em consideração é o uso do espaço que vai receber a cortina. Se for na cozinha, por exemplo, o material escolhido pode fazer diferença na manutenção e limpeza.

Falando em praticidade, as cortinas em tecidos naturais precisam de mais limpeza e atenção com possíveis manchas. No quesito persianas, as de hastes também exigem uma limpeza mais complexa, pois devem ser higienizadas uma por uma, com muito cuidado ao abrir e fechar para não desalinhar ou estragar o comando. Portanto, se a ideia for facilitar o dia a dia, é melhor deixá-las de lado.

Já que as persianas foram mencionadas, vamos falar um pouco sobre elas. Pensando na instalação, a maioria das disponíveis no mercado exigem um nível próximo de facilidade de colocação. Mas pensando em detalhes, a rolô continua sendo a mais prática de todas em material e limpeza. Além disso, existem outras possibilidades de escolhas com opções em blackout ou com alta visibilidade, porém, elas pecam nos detalhes de design e beleza.

Outros modelos e materiais de persianas que merecem destaque são as de PVC no caso das de haste, e poliéster para as de rolô. Elas combinam com locais que exigem mais praticidade como varandas, áreas gourmets, cozinhas ou banheiros. Persianas de madeira são lindas, mas não esqueçam que sempre que quando a opção é pelo natural, há cuidados extras com os produtos de limpeza.

Para quem deseja, ou precisa bloquear o sol, a blackout é a melhor escolha possível, pois além de barrar 100% da luz, ela tem a função de conter o calor e deixar o cômodo totalmente escuro, não sendo possível enxergar nada nem pela parte interna, quanto a externa. Porém, quando em modelos de trilhos ou varões ela pode não conseguir vedar alguns cantos. Mas hoje em dia existem algumas canaletas que podem ser fixadas nas laterais da parede da esquadria e que fixam o tecido para bloquear a luz com mais qualidade. Outra que tem boa funcionalidade são as persianas elétricas que também correm por dentro de um trilho já embutido nas esquadrias, mas essa opção funciona para quem está escolhendo modelos do zero, para construção.

Mas para quem deseja deixar a luz invadir os ambientes, tecidos leves e translúcidos, como os voais são excelentes opções. Já as telas solares filtram a luz solar em diferentes níveis, mas não bloqueiam a visibilidade exterior.

Para isolar a acústica dos espaços, existem modelos de persianas que possuem essa função, elas são almofadadas, mas esteticamente desagradáveis. Para essa finalidade a melhor escolha são as cortinas de tecido em trilhos ou varões, isto porque suas pregas exigem mais tecido e geram mais volume. Quanto maior o volume e mais grosso for o tecido, como por exemplo o veludo, melhor será seu isolamento acústico.

Sobre a altura correta, a meu ver, as cortinas devem ser aplicadas de ponta a ponta da parede e devem tocar o chão, isso possibilita uma amplitude visual interessante. Já as persianas dependem de onde serão colocadas, normalmente em cozinhas, banheiros ou quartos, elas preenchem apenas o momento da esquadria, pois o restante da área deve ficar livre para outros itens, como bancadas.

A escolha das padronagens gera dúvidas em muitos elementos e com a cortina não é diferente. Nesse caso, as estampas são muito bem-vindas. Mas antes, deve-se avaliar qual intenção que se procura passar. Estampas leves em tons claros trarão mais serenidade e podem, por exemplo, ser utilizadas em um quarto de bebê. Já as mais pesadas e coloridas podem combinar melhor em áreas de quarto de casal ou num living ousado.

Venho percebendo nos últimos tempos uma tendência maior por cortinas com trilho suíço, que confere um lifestyle bem minimalista disfarçado no teto e ou embutido em um cortineiro. É claro que essas decisões também devem levar em consideração os gostos e necessidades de quem ali habita, mas aqui vai algumas dicas de escolhas que considero ideais para cada ambiente:

Para o quarto: Cortinas;

Sala ou living: Cortinas;

Cozinha: Persianas de hastes;

Banheiros e lavabos: Persianas de hastes;

Quarto infantil: Cortina;

Home office: Cortina.

Gostou das dicas? Não deixe de acompanhar semanalmente os mais diversos temas abordados aqui no blog, além dos conteúdos compartilhados nas redes sociais do escritório.