AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

O que é preciso saber antes de fazer as devidas adaptações.

Já imaginou ter o controle de diversos comandos que podem facilitar as tarefas do dia a dia na palma da mão? Mas antes de pensar nas formas de adaptação da casa ou apartamento, é importante saber o que é e como funciona a automação residencial e quais as reais necessidades que ela pode sanar.

Essa tecnologia necessita que os aparelhos estejam conectados a uma central de controle e, por meio de sistemas integrados e da conexão à internet, ela cria uma “casa inteligente”.

Acionado por alguns comandos e diferentes interfaces como smartphones, tvs, e smart speaker (comando de voz), por exemplo, pode-se automatizar toda a iluminação, sensores de presença, áudio, vídeo e som, cortinas e persianas motorizadas, home teather, irrigação de jardim, aquecedores, sistema de segurança, tomadas inteligentes, entre outros.

Mas qual é o momento adequado para essas adaptações: durante a obra, ou com a residência já finalizada, sem a necessidade de grandes intervenções? O ideal é que o processo seja realizado durante a obra, pois deve-se deixar toda infraestrutura pronta e após a parte mais “grossa”, durante a parte final do luminotécnico e gesso, por exemplo, é o momento de decidir quais sistemas serão automatizados e deixar tudo encaminhado.

Mesmo com tantas opções disponíveis, a maioria dos clientes atendidos pelo escritório optam pela automação parcial. Iluminação, cortinas, persianas e home theater estão entre os mais pedidos. Mas se você ainda está na dúvida sobre qual sistema instalar, aqui vão alguns benefícios:

Controle de iluminação, cortinas e persianas: Elas podem deixar o ambiente mais intimista. Com interruptores inteligentes, por exemplo, é possível o acionamento automático para horário do despertar pela manhã, junto com persianas e cortinas, ou para o horário de desligamento das luminárias ao amanhecer ou acionamento ao escurecer;

Segurança de janelas e portas: Cuidado nunca é demais, e se for possível ser feito à distância por câmeras de segurança, melhor ainda. Assim como travamento de portas e janelas esquecidas abertas também é possível o monitoramento quando algo suspeito for visualizado;

Irrigação de jardins: Com ele é possível realizar o controle automático de quantidade de água de acordo com a estação do ano. Além disso, pode-se ter cuidado e economia de água por tempo de uso;

Optar pela automação além da praticidade, pode auxiliar na economia geral, pois é possível ter o controle dos horários de uso das opções automatizadas, acionamento e encerramento das atividades de lâmpada e irrigação, como mencionado anteriormente. Ou seja, esquecer a luz acesa ao sair de casa, não será mais um problema.

Os primeiros dispositivos de automação residencial surgiram na década de 70, nos Estados Unidos e de lá para cá, muita coisa mudou com o avanço da tecnologia e a casa do futuro, já faz parte do presente, mesmo que de forma lenta no Brasil. No que tudo indica, por aqui a automação também será completa e inclusive, lincada com todos os itens de elétrica. Todos os nossos eletrodomésticos e eletroeletrônicos farão parte do sistema, assim como a aspiração central será mais difundida pelo país.

Aguardamos ansiosamente por esse avanço!