Ambientes reduzidos, mas bem planejados

Com alguns truques e escolhas corretas é possível sim morar bem em pequenos espaços.

Há uma questão comportamental que se modificou nos últimos anos. Antes da pandemia fomos influenciados por um reduzir do morar como uma busca pelo essencial, e após um longo período com as pessoas dentro de casa, o efeito foi contrário e cresceu o interesse por espaços maiores para se viver.

Porém morar bem também tem relação direta com a organização e concepção do espaço, independente da metragem. Podemos dizer que a decoração é um ponto chave para buscar saídas para melhorar o conforto, versatilidade e amplitude. É necessário entender que priorizar as necessidades e saber abrir mão é extremamente importante. Ou seja, a flexibilidade é fundamental nesse processo.

Em casas ou apartamentos com metragens menores, respeitar a circulação e delimitar os espaços é um ponto que preocupa. Por isso, tentar setorizar os cômodos mesmo que de uma maneira sutil, faz toda a diferença. Trocar os pisos entre as áreas, pensar em portas que possam abrir por completo sem impedir a amplitude visual (como os modelos de correr), utilizar cortinas, revestimentos, ou até mesmo cores, são opções criativas e bons exemplos do que pode ser feito.

E ter a sensação de amplitude, é possível? Sim, mas é preciso ponderar nas escolhas. Se tudo for muito texturizado ou de cores fortes e escuras, a redução é instantânea, pois esses elementos bloqueiam a fluidez do olhar. Sem contar com a absorção da luz natural.

Então, algumas saídas já conhecidas para auxiliar na amplitude visual do espaço são: Espelhos. Sim, eles são fortes aliados, pois além da amplitude, propagam a luz natural;  Uso de mobiliários soltos com pés de forma que o olhar passe por eles e ainda seja possível enxergar o chão também são importantes para a fluidez do olhar e consequentemente, a esperada percepção de um espaço maior.

A marcenaria planejada inteligente não pode e não deve ficar de fora quando precisamos criar espaços otimizados. Ela dá conta de todas as tarefas e ambientes, possibilitando maior aproveitamento de cada canto do imóvel. A transformação dos cômodos e seu desempenho principalmente no que se refere a organização, faz com que ela seja a maior protagonista do projeto.

Quando falamos em decoração, vem logo em nossa mente suas várias vertentes e possibilidades. Clássico, moderno, contemporâneo, rústico, industrial, qual estilo se adapta melhor às necessidades desses ambientes? A verdade é que não existe um caminho único a seguir, pois aqui, as possibilidades são infinitas, onde tudo é adaptável.

Ah, e não esqueça de considerar espaços para itens que precisam de armazenagem específicas, como vassouras, escadas e malas de viagem, por exemplo. São pequenos detalhes que facilitam e muito o dia a dia.