A evolução dos projetos corporativos

Um pouco sobre a interferência do décor de ambientes de trabalho no comportamento.

Os acontecimentos dos últimos anos trouxeram diferentes hábitos que impactaram diretamente o nosso dia a dia, inclusive, na rotina corporativa, pois com a pandemia da Covid 19 muitas empresas optaram pelo modelo remoto de atividades e a partir daí, um olhar mais apurado evidenciou algumas necessidades que antes estavam camufladas.

Com a retomada das atividades presenciais a tendência é que as empresas também se adaptem aos novos tempos e que o cuidado se estendam a esses espaços. A boa notícia é que mesmo antes de tudo isso acontecer, os projetos corporativos já não eram mais vistos somente como espaços engessados e sim, como uma segunda casa; um local em que o colaborador se sinta cativado e abraçado. Essa evolução vai de encontro com uma nova geração de funcionários que priorizam a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Os pilares para a concepção de um projeto corporativo devem levar em conta alguns elementos fundamentais, o principal deles é a funcionalidade, iniciando por um layout com circulação e distribuição de uso que de fato funcione. A ergonomia é outro ponto importante, pois é preciso pensar em facilidade de uso, mobiliário com regulagens e peças modulares para adaptação pessoal que se adeque à longas horas.

No quesito conforto, a preocupação também é térmica, acústica e, ainda hoje, em trazer o verde para dentro, com mais uso de materiais naturais e vegetação – deixando de lado um pouco de praticidade de limpeza e manutenção por exemplo, e focando em qualidade diária para o rendimento do trabalho ali exercido. Usufruir da natureza sempre será uma excelente alternativa.

No que se refere à decoração, a interferência na produtividade pode acontecer de diferentes formas, por exemplo: espaços decorados com peças de design, diferentes materiais e texturas criam áreas de interesse visual que eliminam possivelmente a monotonia e auxiliam no interesse e engajamento do funcionário com o espaço. O uso de cores específicas e as plantas, já mencionadas aqui, permitem um estado mais contemplativo e relaxado e, mais produtivo a longo prazo.

Aqui no Olinto Design acreditamos e trabalhamos de forma flexível e, em grande parte, remota. Permitindo maior liberdade e bem-estar para os nossos colaboradores. Criando assim, uma cultura de liberdade para que nossos projetos sejam feitos por indivíduos que estão em paz e que isso reflita no resultado de nosso trabalho.