A escolha do sofá ideal

Alguns cuidados são essenciais para esta peça de mobiliário tão importante.

Elemento indispensável para o conforto das residências, escolher o sofá ideal para cada ambiente e necessidade parece uma tarefa simples, mas requer alguns cuidados específicos, como por exemplo, a metragem ideal. Em primeiro lugar, é necessário avaliar a disposição da sala, pois as vezes é possível aproveitar melhor o espaço dependendo do formato escolhido. Metragens específicas de circulação são de mínimo de 70cm, portanto, se as peças de mobiliário estiverem assim, é possível ter uma boa passagem.

Para quem gosta de assistir um bom filme, por exemplo, é importante ressaltar que cada tamanho de TV exige uma distância mínima e máxima para que seja possível conseguir enxergar com qualidade e conforto. Porém, existe quem prefira assistir mais de perto ou de longe independentemente do tamanho. Porém, deve-se tentar seguir as indicações do usuário de cada aparelho. Primeiro, é necessário posicionar o sofá de acordo com o living e depois, adquirir a TV compatível com a medida entre sofá e o posicionamento da tela.

Cada estilo de sofá pode representar um momento e uma função. Para os livings, que tal apostar em modelos mais formais com assentos mais altos, encostos mais baixos e de espuma mais dura. Áreas de TV e home theater pedem sofás maiores, com assentos mais baixos, encostos mais altos e espuma mole. Esses últimos abraçam mais, porém, os formais facilitam o dia a dia. Mas é importante ressaltar que a escolha pode depender do gosto pessoal.

Sofás em L ainda são muito utilizados, principalmente quando o espaço possui layout também em L. Uma tendência que está sempre em alta são aqueles de forma orgânica, que combinam bem com estilos clássicos e contemporâneos, ou até uma mistura de estilos.

No que se refere aos tons, os modelos coloridos serão sempre bem-vindos, mas não esqueça que o equilíbrio é fundamental. Leve o mesmo tom de cor da peça para outros itens da decoração, ou utilizando cores complementares em tapetes, almofadas e até cortinas. No caso de sofás estampados, esteja preparado para trocar o tecido caso enjoe. Na dúvida, deixe o sofá neutro e as almofadas estampadas ou coloridas.

Vamos falar sobre os tecidos? O toque, temperatura e estilo que se procura são fatores importantes na hora da decisão, mas podemos pensar em algumas escolhas específicas que podem ser aplicadas. Vamos às dicas?

  • Praticidade e limpeza: Poliéster ou mesclados;
  • Toque refinado: Linho, porém ele exige alguns cuidados específicos;
  • Clássico e atemporal: Os veludos imprimem uma presença forte ao espaço;
  • Áreas descontraídas: Sarjas ou lonas são ideais, além disso, possuem fácil manutenção;
  • Elegância e praticidade: Mesclados, naturais e sintéticos são boas opções de meio termo para compor espaços com esse estilo;
  • Áreas externas: Tecidos impermeáveis e fibras sintéticas;
  • Para quem tem pet em casa: Os sintéticos são fáceis de limpar e lavar.

 

Ah, não podemos esquecer dos ambientes com metragens reduzidas. Nesses casos, os sofás retráteis auxiliam na circulação e quando abertos em uso, se tornam mais confortáveis.