A decoração e seu mundo de possibilidades

Dentre os muitos estilos possíveis e existentes, listei aqui três dos estilos mais projetados pelo escritório.

Com tantas informações ao nosso alcance, decidir um estilo predominante para a decoração pode ser um grande desafio na hora de reformar ou decorar um ambiente. Aqui no Olinto Design é muito raro um cliente chegar com uma vontade única e completamente definida, normalmente acontece uma mistura de ideias sem um foco principal. Nosso papel é dar todo o suporte e auxílio para que ele consiga avaliar referências e com muita troca e diálogo, possamos entender em conjunto o que naquele momento fará mais sentido.

Nossa longa trajetória nos proporcionou inúmeras experiências e com isso, a possibilidade de desenvolver diferentes espaços, com o uso dos mais diversos materiais, formas e características, mas é possível destacarmos os três estilos mais projetados por aqui.

Vamos começar pelo contemporâneo, que preza pela mescla de outros estilos. Aqui, é possível utilizar de forma harmônica, por exemplo, elementos que transitam entre os clássicos, industriais e até rústicos. Uma boa referência desse mix no escritório é quando optamos por peças em serralheria e madeira em meio às curvas e cores claras de tendência mais clássicas.

Por falar em cores claras, quando exploramos esses tons, metais em dourado e formas mais curvas, estamos projetando espaços onde o estilo clássico é predominante. Para dar aquele arremate de elegância, utilizar alguns ornamentos pode ser uma boa pedida.

Agora, se a escolha for por formas geométricas, desenhos, linhas retas, cores neutras e materiais frios, estamos falando de um estilo moderno, que também tem como ponto chave a praticidade e funcionalidade.

Mesmo para aqueles que não conseguem, ou não querem definir um único padrão, é possível dentro de um mesmo projeto mesclar dois tipos diferentes de decoração, desde que ambos sejam utilizados de forma equilibrada. Na prática, podemos exemplificar uma mistura contemporânea que funciona muito bem: a união do clássico com o moderno, usufruindo do uso, por exemplo, de molduras como boiseries nas paredes e detalhes de rodapé e gesso, mas com uso de mobiliário de linhas retas e iluminação moderna. O que acham dessa junção?

Vale ressaltar que os estilos mencionados neste texto, bem como seus aspectos mais marcantes são uma parte de um vasto universo de possibilidades que podem ser explorados, além, é claro, das escolhas pessoais, hábitos e histórias que quando são colocados em prática, tornam cada projeto único e particular.

E vocês, tem um estilo preferido? Eu tenho, e é o minimalista. Apesar de ele não ser o mais pedido pelos clientes, sua busca pelo essencial e o necessário, onde o menos é mais, sem renunciar ao conforto, particularmente me encanta.