Chá com design: Histórias de estilo e Décor

Um passeio por contos inspiradores que revelam lições de vida de designers e decoradores incríveis.

Um livro que apareceu pra mim nas prateleiras da livraria, eu gostaria até de dizer que ele me escolheu. Não foi amor à primeira vista, mas às primeiras páginas sim. Descobri então que eram pequenos contos, e que cada um, segundo a minha visão, eram lindas lições de vida.

Vida de designers famosos e decoradores de luxo, de profissionais autodidatas e artistas que se superaram. Lições européias, lições de audácia, lições de um Brasil-chic, lições de passamanarias, lições vitorianas, lições maximalistas e minimalistas, lições tudo branco e all colours, lições diversas e para todos.

O livro é um tour, vai e volta, sem romantismo e muita realidade, do século XVIII ao século XXI. A autora consegue nos colocar presente em cada época e fazer-nos sentir dentro de cada conto, no dia-a-dia de cada personagem.

Descobri profissionais distantes e relevantes como as incríveis mulheres Eileen Grey, Eugenia Errázuriz, Rose Cumming, além de adentrar em detalhes das conhecidas Elsie de Wolfe e Nancy Lancaster.  Entre os homens decoradores cito Emillio Terry, o brasileiro Júlio Senaa, David Hicks e os designers de móveis Serge Roche, Diego Giacometti, entre inúmeros outros.

Enquanto o livro é foleado, recomendo pesquisar ao mesmo tempo por fotos que ilustrem os projetos e os produtos de cada nome. É surpreendente acompanhar com imagens as produções de cada época, absorver assim um pouco dessas mentes criativas e admirar silenciosamente a arte dos criadores.

Das lições mais relevantes, decidi fazer em forma de citação. São frases inspiradoras, as quais retirei diretamente do livro e que podem ser um estímulo para você também.

“Elegância é eliminação.” Eugenia Errázuriz. Possui como filosofia a simplicidade, condenava a ostentação. Se luxuoso demais, soa vulgar.

“Uma sala sem moldura de gesso é como um homem sem colarinho.” Emilio Terry. O importante para ele era estar rodeado de beleza, de um trabalho único definido como neorrococó moderno.

”A decoração de interiores é a irmã frívola da arquitetura.” Rose Cumming. Dizia que pouco adianta estudo nesta área, ou você tem ou não o quê para decoração, uma mulher ousada e não conformista.

“Se me parece certo, é porque está certo.” Dorothy Draper. Decidida e inquieta, dizia que o cliente ou dá carta branca à suas ideias ou não haveria projeto.

“O cliente não pode sentir que está na casa de outra pessoa.” Billy Baldwin. Perfeccionista e entusiasmado, acreditava que o cliente era o estímulo essencial e a alavanca para o seu trabalho.

“O perfeito para ser perfeito tem de ser imperfeito.” Sister Parish. Nunca se preocupou com tendências, acreditava em ambientes imperfeitos, atemporais e pessoais.

“Uma sala sem um toque de vermelho é como uma mulher sem batom.” Vincent Fourcade. Adorador do luxo e do excesso, acreditava no exagero elegante.

“Apresentar um projeto não é apenas oferecer um cenário, mas sim um ponto de vista.” Albert Hadley. Dizia que estilo e elegância não se aprendem na escola, e que o mais importante era enxergar e aprender com nosso entorno.

Pois, por fim, a maioria olha, mas não vê. Olhar é um processo emocional, o ver é um processo intelectual. E recomendo a maioria, interessados por design, a ler este belo livro.

Leitura leve “Histórias de estilo e décor” de Mari Ignez Barbosa.